Do ponto de vista da proteção respiratória, visado a seleção dos filtros, os contaminantes presentes no ar , podem ser classificados como Particulados, Gases e/ou vapores e a mistura deles. Os gases e/ou vapores são: vapores orgânicos, gases ácidos, gases alcalinos, e especiais. O vapor orgânico contem nas suas moléculas, no mínimo, átomos de carbono, hidrogênio. Ex. álcool etílico (C2H5OH), éter etílico (C2H5OC2H5), acetato de etila (H3COOC2H5), benzeno (C6H6), tricloroetileno (ClHC=CCl2 ), etc.
O gás ou vapor ácido é formado por substâncias, que tem carretar ácido, isto é, ao se dissolverem na água formam os ácidos, fazendo com que o seu pH fique menor que 7. São exemplos: cloro, acido nítrico, óxidos nitrosos, etc.
Os gases ou vapores alcalinos são aqueles que tem caráter alcalino, isto é, ao se dissolverem na água fazem com que seu pH fique maior que 7. Ex. amônia, aminas.
Os gases inorgânicos abrangem os gases ácidos e a amônia, que é alcalino. Alguns fabricantes chamam os gases ácidos, de gases inorgânicos